quinta-feira, fevereiro 20

REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA..


                         A partir da ideia de que estamos no final do ciclo 1 da alfabetização na idade certa, sugere-se que a criança esteja exposta a  um ambiente alfabetizador coerente, com os recursos que desenvolvam a leitura fluente, os conhecimentos inerentes a cultura e necessidades para o Ano/necessidades , integrado de formas, cores, livros, textos de todos os gêneros, fichas, jogos de qualquer tema, desenhos, símbolos, histórias, recursos tecnológicos, dicionários,  isso desde muito cedo na vida familiar e escolar, mesmo que ela não saiba identificar e ou distinguir tais recursos. Isso vai incluir a criança no mundo letrado a caminho do letramento e mais tarde para aquisição da escrita ortográfica.

                             SARAIVA 2001, AFIRMA:


             "A AQUISIÇÃO DA ESCRITA REQUER O CONHECIMENTO DAS ESTRUTURAS FONOLÓGICAS DA LÍNGUA E DE COMO AS UNIDADES GRÁFICAS SE CONECTAM ÀS UNIDADES FALADAS. UMA PROPOSTA DE ENSINO ARTICULADA ÀS NECESSIDADES REAIS DAS CRIANÇAS INCLUI INTERVENÇÕES DO DOCENTE SUSTENTADAS POR FUNDAMENTOS TEÓRICOS SÓLIDOS."



                                          Saber ler e escrever é muito mais complexo para  a criança do que se pensa. Isso requer conhecimentos da estrutura da nossa língua portuguesa, principalmente, bem como metodologia de escrita,( uma sugestão oficinas de produção de diferentes gêneros textuais) como forma de desenvolvimento social, comunicação oral e escrita, bem como pessoal do ser humano que integra um contexto letrado e competitivo.

Caro colega pesquise e use diferentes materiais para ler e escrever com sua turma de 3º Ano, relacione em recursos lúdicos para leitura e escrita: os rótulos, as caixas, as fichas, as propagandas, os folhetos, revistas, dicionário, etc. e escreva muito com eles, os textos coletivos ensinam todos os aspectos da estrutura da nossa língua.

BOM TRABALHA E 2014.     SUCESSO!!!!!!!

Nenhum comentário: