quinta-feira, março 27
Progestão
sábado, março 22
Progestão
Nessa reflexão, reafirmamos a relevância do PPP como espelho que expressa a construção da escola cidadã, pública, de qualidade que eduque de fato e seja, também o instrumento de transformação social. Assim, estabeleça coerência entre objetivos e prioridades da coletividade e através da reflexâo/ação, crie espaço onde todos aprendam a aprender, a ser e conviver em harmonia, respeitando o ritmo e todas as diferenças, necessidades e anseios daquela comunidade.
A escola é necessária como espaço cultural humanizador do sujeito e para isso temos, nós educadores, de ajudar a manter vivo esse local de relações democráticas e éticas. Não deixe que a escola seja o lugar da reprodução do contexto! É preciso ousadia para a construção dessa mudança. Só você, educador, fará essa mudança com gestão e práticas pedagógicas que levem a participação e ao envolvimento de todos .BOM REINÍCIO DE CURSO!
terça-feira, março 18
É tempo de Páscoa
quinta-feira, março 6
Mensagem
Nessa perspectiva, estamos construindo a nossa história desde que nascemos. Para isso, temos que estabelecer ações que dignifiquem a vida humana e tragam lições de afeto e carinho. Hoje, conversando com o pai de um aluno com necessidades especiais, deu para perceber o quanto isso é importante. Aquele pai só queria que aquele filho fosse aceito como um ser humano, necessitando de cuidados. É nesses momentos que acreditamos que a escola ainda é uma necessidade, como o lugar de resgatar o social, reconstruir a vida, educar e humanizar as relações, fora isso, sobram os conhecimentos que isolados das relações, secos e sem vida, estão disponíveis em qualquer site, é só buscar pelo endereço. Só o amor , o afeto, o carinho , a solidariedade não estão desconectados do ser humano. Todos compartilham nas relações intra e interpessoais. Viva a escola que inclui o sujeito e acredita que todos podem aprender a SER!
HOJE ESTOU BEM, FIZ A MINHA PARTE NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA!!!!!!!
quarta-feira, março 5
Dia da Mulher
domingo, março 2
Tocando em frente
As questões que nos afligem, não podendo fugir delas, podem ser encaradas como um caminho para defendermos a escola como o lugar humanizador do homem. Como ? Usando nosso potencial , ensinando a nossos estudantes que os conhecimentos estão disponíveis, só sabermos usá-los.
A interdisciplinaridade é uma questão fundamental, considerando que os meios tecnológicos nos oferecem um infinito campo de atuação como forma de integrar diferentes temáticas.
Aproveite a cultura da música...
"Tocando em frente
Almir Sater e Renato Teixeira
Ando devagar porque já tive pressa
e levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
o sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva pra poder florir
Penso que cumprir a vida seja simples
compreender a marcha e ir tocando em frente
como um velho boiadeiro
levando a boiada, eu vou tocando os dias
pela longa estrada eu vou, estrada eu sou
Todo o mundo ama um dia, todo o mundo chora
Um dia a gente chega no outro vai embora
cada um de nós compõe sua história
cada ser em si carrega o dom de ser capaz
e de ser feliz
......
Esta é mais uma possibilidade de o professor usufruir para enriquecer seu trabalho e ensinar a pensar, quanta reflexão podemos inferir desta música: a cultura da paz, o prazer, o saber ouvir,
as fazes da nossa vida, o movimento do tempo, o ambiente, a presesvação e querendo dizer mais
só aproveitar o som e o ritmo, já não é fascinante?
sábado, março 1
Ano letivo 2008
Assi, essa visão corrente com o nome de 'MUDANÇAS", entendidas como medidas econômicas para camuflar outros "rombos" veiculados pela mídia diariamente. Será que essas servirão para qualificar a educação e formar cidadãos? O fruto dessas mudanças teremos nos próximos anos, aí poderemos fazer uma análise mais precisa, com constatações práticas, se elas realmente serviram para defesa da vida e da cidadania, bem como, para humanizar o ambiente escolar e dgnificar a profissão do educador, com isso, ele acolher, cuidar e educar nossos estudantes. Caros colegas, é realmente um desafio. Que nós professores resgatemos um fio da nossa infãncia, impregnemo-nos de deslumbramento, nos espelhemos na sigeleza da criança e façamos da próxima segunda-feira, dia 3 de março o melhor dia das nossas vida!!! Assim sejam, todos os demais dias, como presentes que recebemos da mão natureza. Aqui vai um poema de José paulo Paes que fala da poesia:
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio,pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar /se gastam
As palavras não:
quanto mais se brinca/com elas/mais novas ficam.
Como a água do rio/que é água sempre nova.
Como cada dia/ que é sempre um novo dia. Vamos brincar de poesia?
Que todos os colegas e amigos busquem juntos o melhor caminho para ensinar seu alunos a serem felizes, humanos, verdadeiros... Tenhamos um bom reinicio de trabalhos escolares!!!!
Educação em foco
A gente morre e não vê tudo!!!!!!!!!!!!
Em relação a educação no RS, todos nós educadores, pais, especialistas e estudantes estamos angustiados. De um lado os educadores com opiniões unânimes sobre o ensino e a aprendizagem desejáveis para crianças, jovens e adultos brasileiros. Por outro a SE com uma política particularizada, desconectada da realidade e até da legislação do país, preconizando práticas, que diga-se de passagem, na ação não funcionam, resgatadas de um passado remoto (multisseriação, enturmação...) como se os educadores, os estudantes, os contextos, as escolas fossem os mesmos de 1966-67.... Essas práticas simplistas em nome de economia, para mim têm outro nome. Naquela época, não deu certo, eram comuns no meio rural onde os recursos eram precários. Visto isso, tudo se tornou absoleto e mudou, até porque, hoje o meio rural está completamente diferente, recursos da mídia, luz e água que chegaram até lá, na maioria da população. Mas para 2008, isso serve??
O que mais surpreende é que depois dos PCNs que sugerem e das Diretrizes Curriculares(lei) estararem já estabelecidas, nossa secretária de Educação diz que ..."temos que usar bem o pouco que temos". Onde estão os pensadores da educação? As políticas educacionais? Os recursos dos impostos, que os próprios educadores pagam, os pais, os empresários, se tem quem não paga, só corrigir? Onde vai o serviço público?
Ou é a parcela da educação que está sendo podada com "mãos de ferro"?
Por que tanta ironia, será o destino de a educação e os educadores serem sempre os vilões, da história da sua própria vida e desenvolvimento. Ajudem-me a aprender a pensar como preconizava o grande educador da humanidade, Paulo Freire!!! O que nos resta é a esperança de trabalhar com valores vitais e fugir do pessimismo para alcançar a dimensão do sonho e assim acolher nossos alunos com alegria e muito amor, que é o que temos para dar...