sábado, março 1

Ano letivo 2008

Na abertura do ano letivo 2008 pela CRE, escutei da palestrante, professora Ms. Elaine, da URI de Santiago, além de várias reflexões sobre o desafio do professor para hoje, questões muito pertinentes devido ao contexto em que nos encontramos com a educação proposta para o RS, pela SE. Ela afirma que temos que defender a categoria social que está em duas instituições básicas: a escola e a família , usar as tecnologias como meio para facilitar a aprendizagem, lidar com a diversidade, aprender sempre, ser reflexivo e o que achei fundamental que devemos fugir do pessimismo e trabalhar com o valor da esperança e a dimensão do sonho. Nesse sentido, sentimos a necessidade de buscar no desafio toda a força e coragem para defender a escola como instituição que umaniza a sociedade além de construir conhecimentos com seus aducandos. Para isso, vai ser preciso desmistificar a idéia que estão querendo imprimir na nossa psique para dizer que quem não conseguir ensinar só com 40 alunos numa sala, isto é com quarenta personalidades diferentes, que será rotulado de incompetente e sem habilidade pedagógica. Eu disse só, porque não temos mais horas para planejar, discutir os problemas, comprar um livro, ler, nos aperfeiçoar, além de outras questões estruturais da escola que a sociedade sabe melhor.
Assi, essa visão corrente com o nome de 'MUDANÇAS", entendidas como medidas econômicas para camuflar outros "rombos" veiculados pela mídia diariamente. Será que essas servirão para qualificar a educação e formar cidadãos? O fruto dessas mudanças teremos nos próximos anos, aí poderemos fazer uma análise mais precisa, com constatações práticas, se elas realmente serviram para defesa da vida e da cidadania, bem como, para humanizar o ambiente escolar e dgnificar a profissão do educador, com isso, ele acolher, cuidar e educar nossos estudantes. Caros colegas, é realmente um desafio. Que nós professores resgatemos um fio da nossa infãncia, impregnemo-nos de deslumbramento, nos espelhemos na sigeleza da criança e façamos da próxima segunda-feira, dia 3 de março o melhor dia das nossas vida!!! Assim sejam, todos os demais dias, como presentes que recebemos da mão natureza. Aqui vai um poema de José paulo Paes que fala da poesia:
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio,pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar /se gastam
As palavras não:
quanto mais se brinca/com elas/mais novas ficam.
Como a água do rio/que é água sempre nova.
Como cada dia/ que é sempre um novo dia. Vamos brincar de poesia?
Que todos os colegas e amigos busquem juntos o melhor caminho para ensinar seu alunos a serem felizes, humanos, verdadeiros... Tenhamos um bom reinicio de trabalhos escolares!!!!

Nenhum comentário: