terça-feira, outubro 16

PARECER DESCRITIVO...

Revirando umas páginas encontrei uma NOVA ESCOLA, de agosto 2006, e veja o que me interessou:




AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



A avaliação na educação infantil, está prevista na legislação como Parecer Descritivo e percebe-se que algumas questões colocadas por Roberta Bencini, ainda figuram nas escolas. Hoje depois de muito pensar e pesquisar pode-se sugerir que essa descrição de desempenho e desenvolvimento cognitivo, social e emocional já poderia ter tomado um outro rumo, onde os educadores não estivessem sujeitos a um caderno para registros diários de seus alunos, tanto na creche como na pré – escola, como nos Anos Iniciais, pois isso demanda um acréscimo de tempo, disponibilidade de refazer diariamente e no final do trimestre redigir o Parecer. Há critérios suficientes para se estabelecer um documento que espelhe esses domínios, que uma criança faz ao longo do trimestre quando se faz o comunicado aos pais ou responsáveis.

Em discussão com os professores, numa de minhas andanças em São Luiz Gonzaga/RS, afirmei que se sei o que trabalhar, vou saber o que avaliar, pois não se pode pedir nem acompanhar o que não foi desenvolvido, em termos de conteúdos. A Educação Infantil, não é diferente, toma-se por base os Referenciais Curriculares, nele estão implícitos o que desenvolver, como desenvolver, características, objetivos e temáticas para esse nível de ensino.

A avaliação, nesse sentido, pode ser elaborada, para ser analisada com os coordenadores pedagógicos, com a família, a partir de um documento (PARECER DESCRITIVO), que não roube muitas noites de sono do educador para refazer anotações preliminares num texto, para entregar o relatório dos avanços dos pequenos e iniciantes do processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Na escola onde trabalhei como coordenadora, acompanhei muito, as professoras colocarem que ficaram noites sem dormir fazendo tais relatos. Isso, me levou a buscar outras alternativas.

Na pesquisa, encontrei material que poderia estabelecer critérios, com isso, não desqualificar a avaliação, mas que tivesse um cunho positivo para o educador, não fazer do parecer descritivo uma questão negativa no seu cotidiano.

A partir do PORTFÓLIO que é um documentário das atividades relevantes das crianças, junto com a professora do 1º Ano, SILVANA E DANIELA, chegamos a este planejamento:

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÂNDIDO GENRO/RS

Nome: ________________________________________________

Modalidade: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Professora:

Turma: Ano:1º 2012

O 1º. Ano do Ensino Fundamental tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências dentro dos níveis: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, visando a capacidade de expressão (corporal, musical, oral e escrita) e o raciocínio lógico na resolução de problemas, a partir das experiências culturais, da socialização, interação com diversos conhecimentos e dos aspectos lúdicos que envolvem esse período.

A alfabetização e o letramento se darão de forma lúdica, sem retenção, expressando o desempenho da construção de conhecimentos através de Parecer Descritivo, elaborado a partir da observação contínua do desenvolvimento da criança em todas as situações de aprendizagem, com critérios e instrumentos avaliativos aplicados no decorrer de cada trimestre e com Recuperação Paralela.

O referido Parecer está organizado nas áreas do conhecimento avaliadas trimestralmente, sendo os resultados evidenciados expressos de acordo com a seguinte legenda:





Sim Em desenvolvimento Não



Identifica, lê e escreve seu próprio nome e o nome dos integrantes do grupo em diferentes contextos.

1ºT. 2ºT. 3ºT.




Pratica a oralidade, em diversos portadores textuais, a partir dos níveis: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Reconhece o alfabeto: letra x som, letra x grafia, letra x desenho, letra x palavra, palavra x desenho, palavra x grafia, letra reta e curva.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Lê e interpreta oralmente, organiza lógica e sequencialmente pequenas histórias e textos (início, meio e fim), observando cada nível.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Escreve palavras simples, elabora frases, produz diferentes tipos de textos de acordo com cada nível do processo: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

1ºT. 2ºT. 3ºT.



Se expressa artística, oral e corporalmente, executando trabalhos (pinturas, modelagens, desenhos, recortes e colagens), dramatizações, cantos e danças, estabelecendo relação de espaço, tempo e cores.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Psicomotricidade fina e ampla: demonstra coordenação viso - motora, executa movimentos variados e participa de jogos e brincadeiras, desenvolvendo destreza, lateralidade e memória perceptiva, percebendo espaço físico.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Usa saudáveis hábitos de higiene pessoal, alimentar, mental e ambiental. Preserva o material de uso coletivo, compreende a necessidade de atitudes adequadas, concentra-se e é cooperativo (a).

1ºT. 2ºT. 3ºT.






Desenvolve as ideias matemáticas básicas, estabelece relações de acordo com atributos, realiza a classificação, ordenação e seriação em diferentes categorias.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Estabelece relações entre número – quantidade e símbolo numérico, identificando o sistema de numeração decimal, resolvendo situações problemas com material concreto.

1ºT. 2ºT. 3ºT.






Compreende os fenômenos e importância da natureza, identifica as relações do homem com o meio ambiente e o meio cultural, tendo ações em prol da preservação.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Raciocínio lógico – matemático: Resolve diferentes situações-problemas envolvendo adição e subtração, interpreta e completa histórias matemáticas ilustradas.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Eu, a família, a escola e o bairro: reconhece-se como parte integrante da família, escola e sociedade, identificando seus componentes e atributos, localizando-se espaço temporalmente nestes segmentos, utilizando pontos de referência.

1ºT. 2ºT. 3ºT.






Valores, Comportamento e Atitudes: (respeita as normas de convivência, reconhece e aceita limites, usa expressões de cortesia, percebe o mundo material e espiritual e reflete sobre o mesmo, tem atitudes de respeito, amizade, solidariedade,...).

1ºT. 2ºT. 3ºT.





Sócio – afetividade: (demonstra maturidade emocional, reparte e coopera com colegas, participa das atividades em grupo, resolve conflitos sem intervenção ou com uso do diálogo Escola-família).

1ºT. 2ºT. 3ºT.






Acompanha e mantém o ritmo da turma, envolvendo-se com os trabalhos, atividades e tarefas, iniciando, executando e concluindo com serenidade.

1ºT. 2ºT. 3ºT.





TRIMESTRE I

Considerações importantes:_______________________________________________________

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Professora                                                                                          Pais ou Responsáveis

TRIMESTRE II

Considerações importantes:_______________________________________________________

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Professora                                                                                                      Pais ou Responsáveis

TRIMESTRE III

Considerações importantes:_______________________________________________________

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Professora                                                                                                        Pais ou Responsáveis



Assim iniciamos uma nova forma de avaliar sem traumas para as professoras, hoje muitos que conheceram esse parecer nos agradecem. O importante é criar o parecer a partir das habilidades a serem construídas durante o ano letivo, e a avaliação percorre o mesmo caminho, com os aspectos de diagnóstica e formativa a partir dos conteúdos previstos.



ESPERO CONTRIBUIR COM MEUS COLEGAS!

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