sexta-feira, outubro 12

OFICINA DE ARTE

HOJE O DESAFIO É ENSINAR MÚSICA NA ESCOLA




O ensino da música chegou na escola. E agora José? A festa acabou e o professor deve ( LEI.) ensinar a música. Nessa perspectiva, volta-se a formação acadêmica desarticulada com os interesses e necessidades, tanto do educador como dos formadores de educadores. Parece redundante a colocação, mas tenho como base a própria caminhada como professora há 30 anos na escola pública, do que muito me orgulha. Estou em licença prêmio para aposentadoria, percorri uma vida trabalhando efetivamente, busquei formação acadêmica, continuada, aprendi muito construí uma a carreira profissional cheia de esperanças em mudanças de paradigmas, transformação do ensino, melhoria na carreira, a qual, abracei com paixão.



Patrícia Ribeiro afirma que a Arte pode ajudar no desenvolvimento infantil:

“ A arte é uma importante maneira de trabalhar a educação, primeiro por procurar, através de estímulos individuais, encaminhar a formação do gosto, o qual é, em muitos casos, responsável pela descoberta da personalidade.”



Embora muitas das minhas expectativas estejam frustradas, espero continuar contribuindo, hoje, com mais paixão ainda. Pesquisando em meus materiais, das minhas palestras como professora do Curso de Formação ( Normal de Nível Médio) encontrei muitas coisas que podem ajudar meus colegas dos Anos Iniciais a rever a questão e aproveitar tudo o

que temos disponível no meio virtual, mídias e na natureza, pensando em reaproveitar nossos próprios resíduos. Vasculhando o passado encontrei um recorte da NOVA ESCOLA que trabalhei com professores. Eis a atividade:

CRIAR UM MURAL e dividi-lo em duas partes na vertical?

Nomear as partes;

O QUE JÁ SABEMOS O QUE APRENDEMOS



( ir montando o que aprendemos durante o desenvolvimento do projeto);

OBS: questionar constantemente, a importância da aprendizagem, conforme vão fazendo as pesquisas e as descobertas.

Desafiar os alunos, instigar, estimular a descobrir respostas, tirar dúvidas, buscar informações nas fontes orientadas, ensinar o tema a ser pesquisado.

Objetivos:

Conhecer as fontes de diferentes linguagens.

Ler para compreender e produzir testos em variadas linguagens: verbal-não verbal.

Pesquisar.

Ampliar horizontes temáticos, buscando outras fontes de informação para processar conhecimentos.

Aprender socializar conhecimentos.

E MUITO MAIS...

MONTAR:

Na revista NOVA ESCOLA, encontrei:

GARRAFAS MUSICAIS (marimba, carrilhão...)

Material

1 cabo de vassoura

Barbante ou arame macio

8 garrafas pet de um mesmo tamanho com diferentes quantidades de água.

Amarre-as em fileira ao cabo, com o arame.

Arranje uma pequena vara de madeira para bater nas garrafas e vá modificando a quantidade de água dentro delas para obter uma escala completa, em cada garrafa dando um tom.



Essa atividade, já presenciei uma vez em Santa Maria, uma professora de música nos apresentou como funciona, formas de explorar som...



Ao trabalhar essa atividade, podemos aproveitar, na atualidade o vídeo, cujo link http://youtu.be/SRqRKttscQo deixo para os educadores, nele tem-se as notas musicais. Para dar significado, aborde com seus alunos o que sabem sobre o tema, sobre instrumentos musicais, pode trazer alguém que toque um violão ou outro instrumento para que a criança comece a sensibilização, aprender a sentir, ouvir, apreciar que são habilidades básicas para a aprendizagem musical. Hoje a música faz parte do Currículo da ARTE, juntamente com as Artes Visuais o Teatro.

Nesse sentido, continuando a intervenção, pode-se levar para observação, o chocalho, violão, flauta para identificação e nunca esquecer o que Paulo Freire afirmou “só ensina quem aprende”, esta pode ser a oportunidade de aprendermos a dar luz às nossas aulas, dar momentos de prazer às nossas crianças, que muitas delas já conhecem o sofrimento do meio onde vivem.



Este é o BERIMBAU, pode ser criado com seus alunos; Aproveite e brinque com eles, isso só vai proporcionar alegria, uma vez que a música é fonte de prazer. Experimente!

Pesquise com seus alunos a origem de cada instrumento, podendo relacionar com a cultura afro-africana, braseira ou indígena, aproveitando a contribuição dessas culturas na formação da nossa como povo com muita diversidade.

Para dar uma luz aos educadores, Medeiros (2011), faz uma publicação pela Ática:

“De volta ao violão, à flauta e ao chocalho, cada um produz som ao seu modo: o violão pela manipulação das cordas; a flauta, pelo sopro; o chocalho, pela agitação do próprio instrumento. De acordo com a maneira pela qual o som é produzido, é possível classificar os instrumentos em três famílias: cordas, sopro e percussão.”

Para ensinar e aprender juntos, pesquisei essas atividades:



Criar um álbum ou mural, com recortes de jornais, revistas ou copie da Internet, de instrumentos musicais, classificando-os em suas diferentes famílias, mais em acústicos e ou elétricos, anotando seus nomes para que não esqueçam. Essa atividade pode ser desenvolvida pela professora de Arte em qualquer nível de ensino, basta pesquisa. ( MEDEIROS, 2011: p. 10)

Continuando:

Criar um DOMINÓ com figuras e nomes de instrumentos musicais, cada peça deve conter o instrumento seu nome e a classificação, ou poder ser feito um jogo de cada classificação e após, os alunos vão separá-los por classe.

Explorações:

Som

A que família pertence

É acústico

É elétrico, etc.

Formação.

Quando e onde usá-los.

Ouvir música e identificar os instrumentos.

Ver vídeo-clip no You tube, de bandas e ou músicas para identificar.



Criar banda, e usando o movie maker, criar um vídeo com seus alunos, postar na mídia. Algumas dessas explorações foram acrescentadas por mim, fruto das minhas vivências de professora, outras são pesquisas em autores, que muito têm contribuído na formação continuada dos educadores.



Com a intenção de elucidar, Medeiros (2011), acrescenta:

“ peça a seus alunos que pesquisem na internet, em jornais, revistas e em encartes de CD quais são os instrumento mais comuns em cada tipo de conjunto – orquestra, banda de pop-rok, bandas marciais, grupos de pagode, capoeira, duplas sertanejas etc.”

Para incentivar seus alunos, faça uma pesquisa local ou regional sobre música, instrumento mais usado, crie textos, publique em jornal local, faça vídeo, chame pessoas da comunidade para dar informações a eles. Assim, você professor não terá angústia nem a sensação de incompletude no seu fazer pedagógico, pois ouço muito “ não sei como ensinar o que nunca aprendi”. Isso é possível e pode ajudar a simplificar e aprender a aprender junto com seus alunos com alegria e muito amor.

Aqui vai mais uma sugestão da autora citada, readaptada para uso em sala por mim; aproveite-a e constate os resultados:





CONSTRUA INSTRUMENTOS, faça uso de outros instrumentos de fácil acesso: a internet é show nessa busca...

BJUS

















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