quinta-feira, maio 24

WEBQUEST UMA ESTRATÉGIA OU METODOLOGIA DE TRABALHO ONLINE




Hoje, mais do que emergente, é imprescindível que o professor busque novas formas de ensinar a aprender. Nossos estudantes da era digital já não concebem sentar, receber um questionário do livro didático e responder perguntas , sem no mínimo, demonstrar insatisfação.

A webquest, originária do educador DODGE (1995), Universidade de São Diego, é uma metodologia online, que pode despertar o interesse dos alunos, no que se refere a aprender a pesquisar, resumir, filtrar as informações. Ela envolve processo de construção, busca, pesquisa, seleção e registro, com isso, há possibilidade de desenvolvimento do processo de leitura, oralidade, escrita, interatividade, sociabilidade ( grupo ) e transposição de informações soltas para a organização de conhecimentos.

Para isso, vem se fazendo um chamado aos educadores, para o uso dos laboratórios de informática, nas escolas pública, com um trabalho que ajude na organização de conhecimentos significativos ( para vida do estudante) e, essas ferramentas podem se tornar ricas em agregar, o que, estamos com dificuldades: fazer nossos estudantes apreenderem determinados conteúdos escolares para sua própria autonomia. Assim, no primeiro momento, pode-se aprender junto com os educandos num processo de trocas, como afirma Paulo Freire.

Para isso, criar uma webquest é preciso:

1) PLANEJAR: é o aspecto pedagógico. O que tenho para ensinar? Qual o nível de exigência e domínio quero imprimir nessa etapa de ensino? Quem são meus alunos? Onde podem pesquisar? Os laboratórios de informática das escolas funcionam? Como? O que temos de políticas públicas que ajudam a integrar essas ferramentas no nosso trabalho cotidiano?

Planejar é criar a história da vida, a autonomia do educador/educando.

2) FORMATAR: é editar meu planejamento, é PUBLICAR num servidor e dividir com os outros e com seu grupo de alunos em específico, o que se espera deles. Incluir, nessa etapa, as ferramentas de uso das mídias, inovar, mudar os conceitos que atribuem ao profissional da educação ( nos sobrecarregando de atribuições e poucas verdades a nosso respeito), as indicações, as citações, os autores a serem pesquisados, a metodologia que pode ser integrada à proposta, para buscar informações e com isso, organizá-las de forma que possam ser processadas em conhecimentos para vida.

A WEBQUEST se constitui em etapas metodológicas organizativas que assim se distribuem, didaticamente:

a) INTRODUÇÃO: é o momento inicial, do professor, onde a ação é fundamental na organização de estratégias que possam servir para despertar interesse. A linguagem deve ser acessível, a proposta clara, o delineamento sobre o tema resumido, compatível ao nível do estudante, breve e desafiador.

b) TAREFAS: estas devem propor desafio, a busca, a pesquisa, a síntese pelo aluno. A clareza e a objetividade é fundamental, no que se quer e propõe, pois essa etapa “é a alma da webquest” tem que levar o estudante a organizar as informações e enriquecê-las com diferentes recursos do mundo tecnológico.



c) PROCESSO: é a organização de todo o processo. As etapas da tarefa, os recursos, as informações que devem ser colhidas, a metodologia, organização do grupos de pesquisa, todos os passos que podem ser seguidos pelo grupo e individualmente, caracterizando a sequência didática da proposta como um todo, para que saibam o que fazer, na busca até a apresentação em sala de aula. As fontes essenciais para se instrumentalizarem.



FONTES: são os sites, as páginas da web, os critérios para pesquisa, como referendas as fontes, de onde? O assunto pertinente, para estabelecer o foco do assunto, os vídeos, as músicas, os textos, os autores como citá-los, os recursos que possam aprofundar e interpretar, com isso, ser agente de sua própria aprendizagem.

d) AVALIAÇÃO: nesta etapa é necessário estabelecer a modalidade da avaliação, os critérios que serão levados em conta e o que se espera do grupo e de cada um individualmente.

e) CONSIDERAÇÕES E OU CONCLUSÃO: A conclusão deve estar fechando e fazendo as considerações coerentes com todas as etapas, principalmente com a introdução que é onde se estabelecem o tema/assunto, descritos em síntese. O que foi feito em consonância do que se espera, para chegar ao que é necessário e algo mais que sempre é possível, como educador.



Agora , é publicar, achando um servidor grátis para hospedar sua webquest, para que você e seus alunos possam acessar , utilizar, disponibilizar para trocas usando a ferramenta INTERNET. Nesse sentido, a INTERNET é fundamental, daí a justificativa para exigência emergencial de políticas governamentais que ofereçam e acompanhem a disponibilidade dessa ferramenta, nas escolas, pelo uso dos Laboratórios de Informática.

Professor, vá em frente, planeje sua webquest, publique em sites gratuitos, realize um bom trabalho com seus alunos e saiba que as plantas nascem das sementes e fazem todo o ciclo até produzir novas sementes. Pois, o papel de educador você está fazendo. Os resultados, espera-se! E faça sua colheita!

EU ESTOU FAZENDO A MINHA!







Nenhum comentário: