Pensar AVALIAÇÃO encvolve refletir sobre a perspectiva de ensino que a escola e o professor utilizam, pois a luz desse paradigma podemos falar em avaliação escolar, argumenta o mestre ANTUNES.
É impossível discutir-se avaliação da aprendizagem sem que se saiba qual a teoria, método e pespctiva educacional utilizada.
O sistema educacional estruturado através da:
PESPECTIVA CONSTRUTIVISTA:
=> a aprendizagem se processa pela construção de significados pelo educando;
=> atribuição de sentido ao conteúdo da aprendizagem;
=> o aluno é agente central do processo;
TODO O ALUNO OPERA MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS:
=> a revolução do saber não se faz só pelas vias linguísticas e/ou lógico-matemáticas, linguagens;
=> o educador é o estímulo;
O ENSINO TEM SENTIDO QUANDO EXPLORA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA:
# a aprendizagem sensibiliza a memória e o aluno é um solucionador de problemas;
# o aluno é capaz de transferir saberes construídos e referências para múltiplos contextos...;
CURRÍCULO:
@ Disciplinas/Conteúdos __ só têm validade quando passam a ensinar sem descartar o professor;
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL/ UNIVERSIDADES
" ESPAÇOS DE VIVÊNCIA PARA O TRABALHO, AMBIENTE DE ESTÍMULOS EPISTEMOLÓGICOS E, SOBRETUDO, UM CENTRO DE SOCIABILIDADE"
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
* aceitação de diferentes instrumentos;
* encontro de soluções e associações;
* PROFESSOR - com um "leque" de múltiplos componentes, com critérios;
DESAFIO:
Não há por que avaliar quando não existe razão no ensinar.
DELIMITAÇÕES:
Não existe avaliação se não existir expectativa por resultados.
MUDANÇA
@ Capacidade
@ inteligência
@ competências
NOS ASPECTOS:
motores;
cognitivos
equilíbrio emocional
inserção social
REFERÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS:
O que , como e quando avaliar? Quais os agentes? Quais atividades?
REFERÊNCIAS NORMATIVAS:
# documentos de caráter global, contínuo, formativo e integrador
# processo
# informação aos pais
# decisões
DIRETRIZES:
#desafios/atividades
# acompanhamento das ações
# diversificação de instrumentos
# ensino/aprendizagem
# aluno/agente
PRESSUPOSTOS:
Objetivos
Mudança de sentido- progresso
Dados- sinais de mudança
Confiança na equipe docente
Avaliação sistemática e continuada
Diferentes processos/ graus de complexidade
Função diagnóstica
FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO:
a) IDENTIFICAR pontos fortes e fracos;
b) IDENTIFICAR métodos de ensino, material e recursos...
c) IDENTIFICAR necessidades e capacidades, bem como pontos específicos do programa;
d) Informar dados;
e) Fornecer base das deficiências/ tomar medidas;
PROCEDIMENTOS:
Trabalhos diversificados individuais e coletivos;
Registros;
Análise das opiniões;
AVALIAÇÃO/ RETENÇÃO:
# TERROR??
# Outras formas de organização-novos caminhos para quantificar...
# Mecanismos bons, honestos;
# EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO, instrumento de reforço, mecanismo pedagógico...
Aqui tem uma reflexão que temos que retomar constantemente como professores do ensino, que desejamos que o nosso estudante aprenda, se desafie, busque... ainda mais agora com os meios, as redes de pesquisa, compartilhamento de saberes, a tecnologia, dando a oportunidade de ensinarmos nossos estudantes a transformarem informações em conhecimentos significativos. As hipermídias são recursos interessantes, basta sabermos usá-los com nossos alunos.
E agora o desafio...
É impossível discutir-se avaliação da aprendizagem sem que se saiba qual a teoria, método e pespctiva educacional utilizada.
O sistema educacional estruturado através da:
PESPECTIVA CONSTRUTIVISTA:
=> a aprendizagem se processa pela construção de significados pelo educando;
=> atribuição de sentido ao conteúdo da aprendizagem;
=> o aluno é agente central do processo;
TODO O ALUNO OPERA MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS:
=> a revolução do saber não se faz só pelas vias linguísticas e/ou lógico-matemáticas, linguagens;
=> o educador é o estímulo;
O ENSINO TEM SENTIDO QUANDO EXPLORA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA:
# a aprendizagem sensibiliza a memória e o aluno é um solucionador de problemas;
# o aluno é capaz de transferir saberes construídos e referências para múltiplos contextos...;
CURRÍCULO:
@ Disciplinas/Conteúdos __ só têm validade quando passam a ensinar sem descartar o professor;
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL/ UNIVERSIDADES
" ESPAÇOS DE VIVÊNCIA PARA O TRABALHO, AMBIENTE DE ESTÍMULOS EPISTEMOLÓGICOS E, SOBRETUDO, UM CENTRO DE SOCIABILIDADE"
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
* aceitação de diferentes instrumentos;
* encontro de soluções e associações;
* PROFESSOR - com um "leque" de múltiplos componentes, com critérios;
DESAFIO:
Não há por que avaliar quando não existe razão no ensinar.
DELIMITAÇÕES:
Não existe avaliação se não existir expectativa por resultados.
MUDANÇA
@ Capacidade
@ inteligência
@ competências
NOS ASPECTOS:
motores;
cognitivos
equilíbrio emocional
inserção social
REFERÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS:
O que , como e quando avaliar? Quais os agentes? Quais atividades?
REFERÊNCIAS NORMATIVAS:
# documentos de caráter global, contínuo, formativo e integrador
# processo
# informação aos pais
# decisões
DIRETRIZES:
#desafios/atividades
# acompanhamento das ações
# diversificação de instrumentos
# ensino/aprendizagem
# aluno/agente
PRESSUPOSTOS:
Objetivos
Mudança de sentido- progresso
Dados- sinais de mudança
Confiança na equipe docente
Avaliação sistemática e continuada
Diferentes processos/ graus de complexidade
Função diagnóstica
FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO:
a) IDENTIFICAR pontos fortes e fracos;
b) IDENTIFICAR métodos de ensino, material e recursos...
c) IDENTIFICAR necessidades e capacidades, bem como pontos específicos do programa;
d) Informar dados;
e) Fornecer base das deficiências/ tomar medidas;
PROCEDIMENTOS:
Trabalhos diversificados individuais e coletivos;
Registros;
Análise das opiniões;
AVALIAÇÃO/ RETENÇÃO:
# TERROR??
# Outras formas de organização-novos caminhos para quantificar...
# Mecanismos bons, honestos;
# EFICIÊNCIA DA RECUPERAÇÃO, instrumento de reforço, mecanismo pedagógico...
Aqui tem uma reflexão que temos que retomar constantemente como professores do ensino, que desejamos que o nosso estudante aprenda, se desafie, busque... ainda mais agora com os meios, as redes de pesquisa, compartilhamento de saberes, a tecnologia, dando a oportunidade de ensinarmos nossos estudantes a transformarem informações em conhecimentos significativos. As hipermídias são recursos interessantes, basta sabermos usá-los com nossos alunos.
E agora o desafio...
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