Na semana que passou fui a um Seminário de Educação Municipal, com um convite de uma colega de Escola.
Um Seminário de fundamento, como costumo dizer quando fico encantada com pessoas que são sensibilizadas para aprender e continuar aprendendo. Dei uma passadinha nos livros e não resisti, escolhi um, Alfabetizar e Letrar, da professora MARLENE CARVALHO.
O livro traz uma discussão bem pertinente para o momento quando estamos implantando o Ensino Fundamental de 9 Anos, na Escola.
Fazendo uma reflexão sobre os Métodos de Alfabetização, ela caracteriza os métodos Sintéticos e Analíticos com as devidas etapas para se desenvolverem, isto é, colocá-los na prática. Gostei muito da leitura, pois quando trabalhava com Formação de Professores, sempre fiz essa distinção, para os alunos no Curso Normal, uma vez que elas saem da Escola e vão direto para as turmas de Pré-escolar ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental e precisam ter uma noção. O que é Alfabetizar? O que é Letrar? Por onde começar? Como e quando alfabetizar ou letrar? Com que se começa a prática e qual o método mais adequado?
Fiquei feliz, pois a professora argumenta que os métodos ecléticos atendem melhor as necessidades e interesses dos estudantes na infância, são mais completos também, quanto a questão do ensino da língua e a linguagem por abordarem, não só, o aspecto fônico, mas a sintaxe, a morfologia e a pragmática.
Gostei da completude teórica e recomendo uma boa leitura para os alfabetizadores!
Logo vou organizar um slide para estudar com as professoras da minha escola...
Nenhum comentário:
Postar um comentário