Não consegui "ficar na minha" como sempre faço. E, falei. pois não acho que o vilão da educação e do pouco aprendizado seja o Livro Didático, que por sinal, não é ruim. É um recurso como outro qualquer, é uma possibilidade de interação com os conhecimentos da ciência, etc... Lembrei que na formação do início do ano letivo coloquei aos meus colegas para uma reflexão:
disse a eles, que o livro didático é um recurso para que o estudante possa interagir com leitura, esse desafio para todas as disciplinas do Currículo, pois é considerada um meio para que os alunos façam a apropriação do conhecimento. O que deve ser refletido é o COMO esse livro é utilizado na sala de aula, "não como camisa de força", sem reflexão, sem questionamento, como "verdades" sem a menor análise desse conteúdo, bem como o jornal, um filme, um documentário que é trabalhado como recurso para aprofundar conhecimentos significativos e informar de forma a dar qualidade ao que se ensina.
Esse é o pensamento de vário autores que argumentam que o que realmente importa é a forma como utilizamos o livro didático que vai tornar o ensino mais interessanrte ou de outra forma cansativo e enfadonho para os estudantes.
Pense nisso colega...
Um comentário:
Eloí teu blog está lindo! És especial e dedicada! Bjs
jubeci
Postar um comentário