sábado, novembro 22

A Alfabetização e o conceito de LETRAMENTO

LETRAMENTO
As dimenções individual e social, teoricamente falando, têm efeito significativo sobre o conceito de letramento. Assim, as habilidades, os conhecimentos, os gêneros textuais, tipologias, linguagem, tudo isso contextualizam, ou seja, permeiam esse conceito. Todas as interações que se estabelecem entre sujeitos participantes da ação discursiva às demandas da leitura e escrita, fazem a definição do que podemos considerar LETRAMENTO.
Nesse caso, considera-se letrado o indivíduo que transitar autonomamente entre esses materiais do ambiente alfabetizador no meio social.
Pesquisadores afirmam que não é a aprendizagem da língua escrita em si que transforma as pessoas, mas os usos que elas fazem desses instrumentos, os estudos sobre letramento, com isso, abrem novas perspectivas para reflexão sobre o papel da escola, da prática pedagógica, do plano de trabalho do professor, que atendam as demandas do Ensino Fundamental de 9 Anos com mais eficiência, relativas à aprendizagem.

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