quarta-feira, novembro 14
Ler uma questão metodológica
A reflexão sobre o ensino de leitura como processo criativo e dinâmico de compreensão-interação com diferentes gêneros, pelo uso de estratégias, segundo Solé (1998), são o foco dessas idéias. Nessa perspectiva propõe-se incluir o diálogo entre variados autores como pressuposto teórico. A leitura tem o papel de fundamentar, isto é, ser meio e fim para todo o processo construtivo do conhecimento. O uso das estratégias de leitura na salas de aula, como metodologia, podem qualificar o ensino e a aprendizagem, para a construção de sentido do texto. A prática pedagógica para leitura e interpretaçã, deve estar respaldada pela teoria, isto é, pelo uso de estratégias bem fundamentadas, que o estudante possa se apropriar, ao longo do processo, que segundo Solé (1998) , explicando que a compreensão e uso das estratégias como prática de leitura são elementos básicos para efeito de sentido. As inferências se constroem pelo canhecimento prévio. Para issoé importante o envolvimento emocional e cognitivo tanto do professor como do estudante.É preciso apostar na capacidade e habilidade do trabalho do professor e do aluno e, dessa forma, efetivar as mudanças necessárias, isto é, compreender que ler é compreender e construir conhecimentos mediado pelo educador.. Portanto cabe ao professor fazer esse elo mediador entre o comhecimento e o aluno. variados estudos provam que a mudança é necessária, principalmente, no foco do ensino para o texto en vez do ensino reprodutivo da gramática, com exercícios escolares distanciando os estudantes, de acordo com Geraldi ( 1997), " o enjôo pelo estudo, o desamor pelas letras, a repugnância pelo trabalho mental". Daí a necessidade de fazermos as nossas escolhas. Cada um sabe, porém é necessário nos voltarmos para uma nova perspectiva, a textual. E viva a linguagem!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário