sexta-feira, setembro 24

Educação e Tecnologia: as mídias no processo de aprendizagem

As tecnologias estão postas na sociedade. Nesse sentido é necessário, que a escola repense o seu espaço real. è necessário "aprender a aprender", pois com a evolução do processo tínhamos a sociedade da informação, passamos para a sociedade do conhecimento e já se apresenta a sociedade da aprendizagem. Há que se mude o pensar e o sentir formas de ensinar e aprender , as mudanças de paradigmas são urgentes, bem como as políticas de formação de professores, isto é apropriação de novos conceitos. E, a partir dessas mudanças de concepções está a que os estudantes são outros, de uma nova visão de mundo, das comunicações compartilhadas, das redes, das comunidades, das mídias em todos os lugares. DEMO (2007) em ensaio escreve: o computador não substitui o professor. Para que o computador se torne motivo de aprendizagem, é imprescindível a presença do professor que saiba unir duas habilidades essenciais: saber alfabetizar e saber lidar com a máquina para construir nela o melhor ambiente possível de alfabetização, em especial usando as simulações virtuais.
Continuou: " as tecnologias vão bem obrigada! O que vai muito mal é a pedagogia,porque ainda não despertou para esse desafio, fazendo de conta que o mundo real é o mundo da escola.
Está aí uma boa reflexão, a urgente necessidade de alfabetizar os educadores para não trabalharem com seu alunos da mesma forma como o faziam no início de suas carreiras. a incorporação da tecnologia no contexto da escola é urgente, demanda vontade, interesse e algo mais, desafio para novas aprendizagens. Aprender a ensinar o estudante a selecionar informações e transformá-las em conhecimentos.

Nenhum comentário: