CLAUDIO DE MOURA CASTRO é Economista e registrou num Artigo:" como os professores não aprenderam a ensinar ( nos Cursos), os alunos não aprendem, o que deveriam aprender."
É uma crítica, no mínimo justificável. Noutro dia lendo Perrenoud (2002,p.48), sobre a "Prática reflexiva no ofício de Professor:profissionalização e razão pedagógica" o grande mestre afirma a necessidade de reflexão sobre a formação dos educadores dando dez motivos para isso:
1) "compense a superficialidade da formação profissional;
2) favoreça a acumulação de saberes de experiência;
3) propicie uma evolução rumo a profissionalização;
4) prepare para assumir uma responsabilidade política e ética;
5) ajude a vivenciar um ofício impossível;
6) ofereça os meios necessários para trabalhar sobre si mesmo;
7) estimule a enfrentar a irredutível alteridade do aprendiz;
8) aumente a cooperação entre colegas;
9) aumente as capacidades de inovação;
10) permita enfrentar a crescente complexidade das tarefas;"
Se pensarmos um pouquinho, poderemos dar razão ao economista que preocupado com o ensinar e aprender e a prática pedagógica, nos estabelecimentos de ensino em qualquer grau nos dá uma grande lição de vida e aponta para a necessidade de utilizarmos os meios adequados para ensinar mais, para que os estudantes aprendam melhor. Eis uma grande lição!
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