"Ler é um processo de construir um significado a partir do texto NASPOLINI (1996)." Isso significa que o contato do leitor com o texto é de fundamental importância, pois é a partir dessa interação que ele estabelece, a partir dos conhecimentos prévio, o significado , isto é, a compreensão textual. dessa forma, o leitor vai fazendo as inferências e, no decorrer da leitura, altera ou confirma as informações expressas pelo autor. A autora afirma que leitor e texto são indissociáveis, porém inconfundíveis.
Para melhor estabelecermos essa relação leitor/texto é necessário que usemos estratégias que podem favorecer a participação do leitor e com isso levá-lo a melhor constituição do significado da leitura.
As informações levantadas do texto pelas ações do leitor, podemos chamá-las de estratégias. Vejamos algumas sugeridas pela autora:
Seleção => seleciona o que interessa, nem tudo é útil, escolhe-se aspectos relevantes e se ignoram outros.
Predição =>são antecipações do leitor com base nas "pistas" fornecidas pelo texto.
Inferência => são complementos que o leitor fornece a partir de seus conhecimentos prévios.
Autocorreção => as expectativas levantadas pelo leitor são confirmadas ou não, repensa a hipótese levantada, constrói outra, retoma partes para fazer correções.
Nesse sentido, existe uma intrínseca relação entre o leitor, as estratégias para ler, escrever e interpretar textos de maneira significativa. E, para isso, é fundamental que se estabeleçam estratégias bem conduzidas, para que esse leitor faça uso correto desses recursos lingüísticos.
Usando estratégias, entende-se melhor as idéias expressas pelo texto.
NASPOLINI afirma que "o trabalho de interpretação do mundo e dos textos letrados começa bem antes de a criança entrar na escola e se estende por toda a vida."
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