sexta-feira, maio 16

A leitura prazer e o desenvolvimento da criança

http://Leitura
A leitura por prazer está intimamente relacionada à Literatura, isto é ao texto literário, pois o prazer é absolutamente pessoal, individual, introspectivo e depende da experiência do leitor. Neste caso, o leitor que possui um conhecimento prévio mais aprimorado pelo seu contexto de realidade é porque teve um universo de livros lidos e ou relidos em partes ou parágrafos, quantas vezes necessário, para o melhor entendimento. Aqui, o que interessa é a emoção provocada pelo imaginário da história e, assim, o leitor vai se apropriando das idéias do texto para melhor conpreensão ou mesmo para uma crítica.
Talvez valha a pena registrar, que a leitura prazer é diferenciada das demais leituras, esse objetivo requer atenção por parte dos educadores, principalmente nos Anos Iniciais, pois a formação do leitor pode iniciar antes do processo de leitura propriamente dito. Nesse sentido, o ambiente de leitura deve ser rico em materiais (estante no quarto das crianças, livros e revistas...), diferindo do lugar dos brinquedos, isto é dando uma relevância nesse aspecto. O lugar dado a livros literários nas casas das famílias é muito importante. Os pais, os professores são os principais responsáveis pela sedução da criança, ainda no berço através do conto de histórias, das cantigas de ninar, parlendas, estabelecendo, com isso, a ambiência da leitura que se estabelecerá mais tarde de forma sistemática, na escola.
A pesquisadora AGUIAR (org) (2001),afirma que "a literatura infantil, a exemplo de outras modalidades de arte, lida com a compreensão do real e pode conceder ao pequeno leitor a possibilidade de desdobramento de suas capacidades afetivas e intelectuais, desde que bem-adaptada às condições da criança."
Podemos ressaltar, que os elementos mágicos das histórias vêm ao encontro da construção do imaginário infantil, daí a necessidade dessa forma de leitura desde tenra idade.
Por acreditar nessa linha de pensamento, vou transcrever uma oficina de leitura realezada na 5ª série da minha escola, na qual sou regente. Valeu a pena: organizei o LABIN, com o site www.unoparvirtual.com.br, recomendado por uma colega, entra em Laboratórios Eespecíficos, na brinquedoteca, alí encontram-se: contos, histórias, jogos... enfim uma riqueza de material de leitura. As crianças ficaram fascinadas, lendo, comentando, encantadas com o colorido, a animação,etc.
Logo após, estabeleci com o grupo que cada um poderia contar o que lembrava, as coisas que chamaram atenção, aspectos de como iniciavam os contos... Fui aproveitando, para destacar sem dizer o nome das estruturas do conto. Todos souberam contar, cada um mais que o outro queria contar sua experiência.
Concluí a oficina de leitura, distribuindo uma folha com três gravuras ( bebê, macaco, creme dental) e solicitei que cada um escolhesse uma das gravuras e, com base naquela estrutura da história lida, criasse uma , usando criatividade, humor ou, outro aspecto que chamou atenção.
_Valeu a pena!!!!
Os textos, vamos colocar logo, no blog que estou organizando para a turma 502 da escola CG. Venha conferir, a expressão foi fantástica!!!

Nenhum comentário: