PARA REFLETIR
OBJETIVO do 2º ANO
Comunicar-se por meio da fala, ouvindo com atenção e adequação a linguagem à situação: expressar sentimentos, idéias e opiniões; relatar acontecimentos e expor o que sabre sobre temas estudados; formular e responder a perguntas e intervir sem sair do assunto; explicar e compreender explicações e manifestar opiniões, tanto oral como por escrito nas diferentes áreas de conhecimentos; ( “Adquirir capacidades para: conhecer e distinguir diferentes gêneros de textos, saber onde está veiculado e para que finalidade e uso social, bem como, para quem está endereçado: jornais, livros, Tv, PC, Agenda, Lista Telefônica....”).
(FONTE: NOVA ESCOLA-2009)
EIXOS
# Compreensão e valorização da cultura escrita;
# Apropriação do sistema de escrita; ( alfabetizar letrando )
# Leitura em todos os gêneros textuais;
# Produção de textos orais e escritos;
# Oralidade;
Nesse sentido é importante que se construam as capacidades, os conhecimentos e as atitudes referentes a forma de utilização e modos de produção da escrita na sociedade, bem como, seus usos no contexto escolar.
Na apropriação da escrita, devem compreender as diferenças entre escrita alfabética e os outros sistemas, a orientação e o alinhamento, as funções de segmentação e juntura,, pontuação em textos e frases, rimas, letras iniciais, finais, sílabas iniciais e finais, ( unidades fonoaudiológicas, sons,), alfabeto e ordem alfabética, relação entre fonema/grafema, regularidades e irregularidades da língua na ortografia,...
Desenvolver as capacidades da leitura em diferentes gêneros, saber decodificar palavras globalmente, fluência, inferências, compreender o que está explícito e implícito no texto, identificando finalidade, funções de seu suporte, seu gênero e suas contextualizações.
Levantar, confirmar e refutar hipóteses em histórias e textos lidos, informações, buscar pistas, fazer extapolações...
Capacidades de produção escrita, usar diferentes gêneros, dispor e ordenar sgundo as convenções gráficas, usar os princípios alfabéticos, regras ortográficas (assistematicamente), planejar com assunto, individual e coletivamente, dentro dos padrões.
Participar e interagir sistematicamente com todos os gêneros , embora o método de alfabetização seja uma proposta com leitura lúdica e a partir dela todos os demais processos para alfabetizar letrando, ( palavras, letras, sons/grafias, sílabas, vocabulário usual, tipos gráficos diferenciados, desenho/palavras, jogos, seqüências, formas...) leitura de outros gêneros em circulação na sociedade.
Portfólio para acompanhar o processo de desempenho em cada item no processo de alfabetização, ( AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO).
Focar a oralidade como forma de relato de experiências diárias: hora da novidade, reconto da história, focalizando sempre o tema central, hora do conto, hora da novidade, pesquisar brincadeiras com os irmãos e com a família , trazer para contar e brincar juntos, utilizar o LABIN, para ouvir e recontar, criar formas de sua utilização oral e escrita, VER PORTAL DO PROFESSOR.
A importância dessas questões nos levam a compreender melhor a legislação de EF de 9 Anos.
Escutar com atenção e compreensão, para expor opiniões e debate com os colegas, professores, funcionários e comunidade.
Planejar a fala em situações formais: apresentações às mães. Pais , no Dia da Criança, preparar o que fazer e dizer em entrevistas com pessoas da comunidade, no Dia do Idoso e Solidariedade... organizar estratégias para o tempo pedagógico disponível;
Todos essas habilidades vão ao encontro das competências necessárias para o desenvolvimento em todas as áreas de conhecimento, tais como na resolução de situações –problema, cálculos lógicos, no reconhecimento de formas, cores, natureza e o homem, a preservação da vida e análise do consumo, do uso e adequação dos resíduos na natureza, a água, a consciência da diversidade, cultura afro, educação fiscal e trânsito...
Coordenação pedagógica
OBS: podem melhorar este material com a experiência e acrescentar as habilidades que fundamentem melhor nosso trabalho...
BJUS
Eloí
Nenhum comentário:
Postar um comentário