WEBQUEST UMA ESTRATÉGIA
OU METODOLOGIA DE TRABALHO ONLINE
Eloí de Oliveira Batista
Professora da rede pública- aposentada.
Coordenadora pedagógica- pólo UNOPAR-Santiago/RS
Hoje, mais do que emergente, é
imprescindível que o professor busque novas formas de ensinar a aprender usando
a mediação tecnológica. Nossos estudantes da era digital já não concebem
sentar, receber um questionário do livro didático e responder perguntas,sem no
mínimo, demonstrar insatisfação.
A webquest,originária do
educador DODGE (1995), Universidade de
São Diego, é uma metodologia online, que pode despertar o interesse dos alunos,
no que se refere a aprender a pesquisar, resumir, filtrar as informações.
Elaenvolve processo de construção, busca, pesquisa, seleção e registro, com
isso, há possibilidade de
desenvolvimento do processo de leitura, oralidade, escrita, interatividade,
sociabilidade ( grupo ) e transposição de informações soltas para a organização
de conhecimentos.
Para isso, vem se fazendo um
chamado aos educadores, para o uso dos laboratórios de informática, nas escolas
pública, com um trabalho que ajude na organização de conhecimentos
significativos ( para vida do estudante) e, essas ferramentas podem se tornar
ricas em agregar, o que, estamos com dificuldades: fazer nossos estudantes
apreenderem determinados conteúdos escolares para sua própria autonomia. Assim,
no primeiro momento, pode-se aprender junto com os educandos num processo de
trocas, como já afirmouPaulo Freire.
Para isso, criar uma webquest é
preciso:
1)
PLANEJAR:
é o aspecto pedagógico. O que tenho para ensinar? Qual o nível de exigência e
domínio que quero imprimir nessa etapa de ensino? Quem são meus alunos? Onde
podem pesquisar? Oslaboratórios de informática das escolas funcionam? Como? O
que temos de políticas públicas que ajudam a integrar essas ferramentas no
nossotrabalho cotidiano?
Planejar é criar a
história da vida, a autonomia do educador/educando.
2)
FORMATAR:
é editar meu planejamento, é PUBLICARnum servidor e dividir com os outros e com
seu grupo de alunos em específico, o que se espera deles. Incluir, nessa etapa,
as ferramentas de usodas mídias, inovar, mudar os conceitos que atribuem ao
profissional da educação ( nos sobrecarregando de atribuições e poucas verdades
a nosso respeito), as indicações, as citações, os autores a serem pesquisados,
a metodologia que pode ser integrada à proposta, para buscar informações e com
isso, organizá-las de forma que possam ser processadas em conhecimentos para vida.
A WEBQUEST se constitui
em etapas metodológicas organizativas que assim se distribuem, didaticamente:
a)
INTRODUÇÃO:
é o momento inicial, do professor, onde a ação é fundamental na organização de
estratégias que possam servir para despertar interesse. A linguagem deve ser
acessível, a proposta clara, o delineamento sobre o tema resumido, compatível
ao nível do estudante, breve e desafiador.
b)
TAREFAS:
estas devem propor desafio, a busca, a pesquisa, a síntese pelo aluno. A clareza
ea objetividade é fundamental, no que se quer e propõe, pois essa etapa “é a
alma da webquest” tem que levar o estudante a organizar as informações e
enriquecê-las com diferentes recursos do mundo tecnológico.
c)
PROCESSO:
é a organização de todo o processo. As etapas da tarefa, os recursos, as
informações que devem ser colhidas, a metodologia, organização do grupos de
pesquisa, todos os passos que podem ser seguidos pelo grupo e individualmente,
caracterizando a sequência didática da proposta como um todo, para que saibam o
que fazer, na busca até a apresentação em sala de aula. As fontes essenciais
para se instrumentalizarem.
FONTES: são os sites, as páginas da web, os critérios para pesquisa, como
referendas as fontes, de onde? O assunto pertinente, para estabelecer o foco do
assunto, os vídeos, as músicas, os textos, os autores como citá-los, os
recursos que possam aprofundar e interpretar, com isso, ser agente de sua
própria aprendizagem.
d)
AVALIAÇÃO:
nesta etapa é necessário estabelecer a modalidade da avaliação, os critérios
que serão levados em conta e o que se espera do grupo e de cada um
individualmente.
e)
CONSIDERAÇÕES
E OU CONCLUSÃO: A conclusão deve estar fechando e fazendo as considerações
coerentes com todas as etapas, principalmente com a introdução que é onde se
estabelecem o tema/assunto, descritos em síntese. O que foi feito em
consonância do que se espera, para chegar ao que é necessário e algo mais que
sempre é possível, como educador.
Agora ,é publicar, achando um
servidor grátis para hospedar sua
webquest, para que você e seus alunos possam acessar , utilizar,
disponibilizar para trocas usando a ferramenta INTERNET. Nesse sentido, a
INTERNET é fundamental, daí a justificativa para exigência emergencial de
políticas governamentais que ofereçam e acompanhem a disponibilidade dessa ferramenta, nas escolas, pelo uso dos Laboratórios de
Informática.
Professor, vá em frente, planeje
sua webquest,publique em sites gratuitos, realize um bom trabalho com seus
alunos e verifique que as plantas nascem das sementes e fazem todo o ciclo até
produzir novas sementes. Pois, opapel de
educador só você pode fazer. Os resultados,espera-se! E faça sua colheita!
EU ESTOU FAZENDO A MINHA!
REFERÊNCIAS
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest
webquest.sp.senac.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário