sexta-feira, fevereiro 28

ALFABETIZAR NA IDADE CERTA?







COMO ENSINAR ALFABETIZAR LETRANDO?


O que o professor precisa saber? O que o aluno precisa saber? O que o aluno sabe sobre a ortografização?
Para diagnosticar o processo de construção do aluno o professor precisa saber e conhecer o objeto de estudo, isto é, mediar a integração do estudante com as estruturas da linguagem verbal, familiarizá-lo com  os gêneros textuais do nosso cotidiano, partindo do que é familiar para ensinar o sistema de escrita alfabético.
Para isso, o texto é a referência básica com o foco na lingüística textual, na teoria da enunciação e na análise do discurso e visando a interdisciplinaridade, também estabelecendo as relações entre imagem/som/ texto escrito, com o auxílio da tecnologia para mediar a aprendizagem.
Uma questão em evidência atualmente, na lingüística textual ( ciência da estrutura e estudo do funcionamento dos textos), com objeto principal de investigação o texto.
A textualidade é estabelecida pelo processo de coerência, princípio de interpretabilidade e compreensão do texto, num processo cooperativo entre o produtor e o receptor (Koch e Travaglia, 1997) e pela coesão que se constitui nos processos de sequencialização que asseguram ( recuperam) uma ligação lingüística entre os elementos que ocorrem na superfície textual (Koch, 1999).
Nesse sentido, estudiosos apontam o início da alfabetização como o período mais importante e é necessário que a criança esteja exposta em vivências lúdicas com os objetos da linguagem, que se constituem em aspectos regulares e irregularidades da estrutura da língua portuguesa numa visão de processo contínuo, isto é, num ambiente alfabetizador com diversidade de recursos a partir de imagens, CDs, músicas, ideias, tirinhas, histórias lúdicas, poemas, textos informativos, jornalísticos, revistas variadas... em leituras multisemióticas, multiculturais e críticas.
No terceiro ano, quando a criança já está com a evolução do processo, se faz necessário a intervenção constante do alfabetizador, destacando, principalmente a construção do texto coletivo como atividade significativa, onde pode ensinar e fazer o contraponto e a reflexão sobre as estruturas do texto escrito bem como todos os aspectos da ortografia, análise das inferências, das informações, comparações, correções encontradas pela leitura e compreensão dos textos.

ESPERO ESTAR COLABORANDO COM OS PROFESSORES!
UM ABRAÇO.




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