DESAFIO SONHO EDUCAÇÃO
O que eu pediria à escola, se não me faltassem luzes pedagógicas, era considerar a poesia como primeira visão direta das coisas, e depois como veiculo de informação prática e teórica, preservando em cada aluno o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo, que se identifica basicamente com a sensibilidade poética. ( DRUMMOND, 1974)
CONVITE
José Paulo Paes
Poesia
É brincar com as palavras
Como se brinca
Com bola, papagaio, pião.
Só que
Bola, papagaio, pião
De tanto brincar
Se gastam
As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas
Mais novas ficam
Cada dia
Como a água do rio
Que é água sempre nova.
Como cada dia
Que é sempre um novo dia
Vamos brincar de poesia?
Comentário: no poema temos um diálogo entre as palavras poéticas do poema e o brinquedo aproximando o mundo infantil, o poeta e a criança. As aventuras do mundo de faz de conta da criança, as fantasias e desejos.
O poeta diz que os brinquedos se desgastam e as palavras não, quanto mais se usam, mais novas elas ficam.
Leia com seus alunos e descubra o mundo infantil expresso nas palavras...
O fato básico é que a poesia renasce com a criança. Ela é, segundo Baudelaire: A INFÂNCIA REENCONTRADA.
Objetivo da Oficina: dar prazer ao leitor.
ENSINAR EXIGE ESTÉTICA E ÉTICA ( Paulo Freire)
TRANSFORMAR A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM PURO TREINAMENTO TÉCNICO É AMESQUINHAR O QUE HÁ DE FUNDAMENTALMENTE HUMANO NO EXERCÍCIO EDUCATIVO: O SEU CARÁTER FORMADOR!
EDUCAR É SUBSTANTIVAMENTE FORMAR!
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