segunda-feira, setembro 27

Oficina de poesia

DESAFIO SONHO EDUCAÇÃO

O que eu pediria à escola, se não me faltassem luzes pedagógicas, era considerar a poesia como primeira visão direta das coisas, e depois como veiculo de informação prática e teórica, preservando em cada aluno o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo, que se identifica basicamente com a sensibilidade poética. ( DRUMMOND, 1974)



CONVITE

José Paulo Paes



Poesia

É brincar com as palavras

Como se brinca

Com bola, papagaio, pião.



Só que

Bola, papagaio, pião

De tanto brincar

Se gastam



As palavras não:

Quanto mais se brinca

Com elas

Mais novas ficam

Cada dia



Como a água do rio

Que é água sempre nova.

Como cada dia

Que é sempre um novo dia

Vamos brincar de poesia?



Comentário: no poema temos um diálogo entre as palavras poéticas do poema e o brinquedo aproximando o mundo infantil, o poeta e a criança. As aventuras do mundo de faz de conta da criança, as fantasias e desejos.

O poeta diz que os brinquedos se desgastam e as palavras não, quanto mais se usam, mais novas elas ficam.

Leia com seus alunos e descubra o mundo infantil expresso nas palavras...



O fato básico é que a poesia renasce com a criança. Ela é, segundo Baudelaire: A INFÂNCIA REENCONTRADA.

Objetivo da Oficina: dar prazer ao leitor.

ENSINAR EXIGE ESTÉTICA E ÉTICA ( Paulo Freire)

TRANSFORMAR A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM PURO TREINAMENTO TÉCNICO É AMESQUINHAR O QUE HÁ DE FUNDAMENTALMENTE HUMANO NO EXERCÍCIO EDUCATIVO: O SEU CARÁTER FORMADOR!



EDUCAR É SUBSTANTIVAMENTE FORMAR!

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